10 passos para um dia-a-dia mais ecológico

10 passos para um dia-a-dia mais ecológico

Este post estava prometido já há alguns meses, demorou mas chegou! No entanto tenho de admitir que este tempo de “latência” serviu para testar realmente as estratégias, e perceber quais vieram para ficar, quais tiveram de ser reformuladas, ou ainda quais iriam ser guardadas na gaveta para voltar testar mais tarde.

Isto apenas o começo da nossa caminhada, e acredito que em familia vamos continuar a desenvolver a nossa consciência ecológica!

Básicamente, neste momento, a nossa estratégia baseia-se em tentar produzir o menos lixo possivel.

Ora se tentarem imaginar que cada familia da sua cidade produz um saco de lixo por dia, e se multiplicar isso por todas as familias de todo o mundo, isto dá um numero -no minimo –  assustador! Agora pensem que TODO esse lixo ora é queimado (produzindo fumos nocivos), ora é enterrado em aterros sanitarios, repetindo-se isto, TODOS OS DIAS. Não vos assusta?

A Eva dizia-me uma vez qualquer coisa como “mãe, se continuarmos todos a fazer tanto lixo, qualquer dia o planeta abre um buraco. E se isso acontecer, estamos todos perdidos…”

Não imagina a minha menina a que ponto tem razão.

O texto já vai longo – como sempre! – e por isso aqui ficam então as estratégias que já foram adoptadas cá em casa tendo em vista um dia-a-dia mais ecológico!

1) Tudo o que se faz em casa, além de mais saudavel, também evita embalagens desnecessárias, logo, menos lixo!

Esta foi uma das primeiras coisas que fiz cá em casa, porque reúne duas das minhas principais preocupações neste momento: ecologia e alimentação saudável! Ao mesmo tempo que controlo o que se come ca em casa, evito as embalagens desnecessárias. Comecei assim a fazer muitas coisas em casa, desde cookies, bolinhos, iogurtes, pão etc. Se dá um pouco mais de trabalho? Dá. Mas o que se ganha compensa muito! As vezes ainda compro pão – aliás, desde que não como pão que não o faço e já começam a reclamar ca em casa… – e iogurtes por norma uma vez por mês (o objectivo é deixar de vez). Mas o facto de ter decido acabar com a grande maioria dos produtos processados, também ajudou neste ponto.

2) Sacos reútilizaveis e compras a vulso

Ao inicio não foi fácil e esquecia-me constantemente dos sacos, até que no verão na feira da terra da minha avó, o marido me ofereceu um cesto de compras girissimo! Tenho também sacos de rede para frutas e legumes, e sacos de pano para as compras a vulso! Tenho ainda um saco de congelação todo catita do IKEA, sacos em tecido para as compras de supermercado, e um cartão de ovos vazio que levo para abastecer com ovos biológicos de galinhas criadas ao ar livre. Neste momento já é automático: penso em compras, penso nos meus sacos! Outra coisa importante são as compras a vulso. Além de controlar a quantidade daquilo que compro, evito novamente embalagens desnecessárias. Deixei de fazer “stocks” como se o mundo fosse acabar. Acabaram-se as dezenas de pacotes de arroz, massas, latas de atum etc. Neste momento compro o essencial para uma semana. Tento planificar os menus para a semana e as compras giram em função disso. Além de mais ecologico é muito mais económico!

3) Recorrer cada vez menos às grandes superficies

Porque a ecologia está directamente relacionada com o desenvolvimento sustentável, podemos afirmar que tudo o que é produzido “em massa” é muito pouco ecológico. Por esta razão troquei a secção de frescos das grandes superficies pelos produtos biológicos de uma loja de rua. Troquei os ovos “em massa” por ovos de galinhadas criadas ao ar livre. Tenho a sorte de morar no campo e de poder comprar alguma carne directamente aos produtores, mel directamente ao apicultor, queijo na queijaria.. e a minha “investigação” continua: quero encontrar um talho de rua com qualidade, onde me possa abastecer não só de carne mas igualmente de charcutarias e afins…

4) Trocar a típica esponja da loiça por escovas 

20161017_163155

Além de mais ecológicas, pois duram mais tempo, evitam o típico acumular de “coisas” que as esponjas promovem… primeiro estranha-se, depois entranha-se! Ao inicio achei estranho, mas hoje sou fã! Lavam melhor que as esponjas!!

5) Substituir taças de plastico e papel vegetal 

Apesar de ainda estar em fase de “transição”, já tenho poucas taças de plastico, e de cada vez que comprar a partir de agora, serão em vidro! O vidro além de mais duradouro, é mais saudavel e mais ecológico! Já o papel vegetal foi substituido por tapetes de silicone.

6) Voltar aos sacos do pão e aos guardanapos de pano 

Quando comecei a pensar neste assunto a sério, apercebi-me da quantidade de guardanapos de papel que eram usados nesta casa… um pacote não durava mais que 3 ou 4 dias. Nessa altura decidimos que os guardanapos de pano seriam uma excelente opção ca para casa! A minha avó fez umas capinhas todas janotas para personalizar a coisa e funciona 5*!Assim como os sacos de pão em tecido, substituindo os sacos plásticos!

7) Começar a usar produtos naturais, e fazer os meus próprios produtos de limpeza

Vinagre, bicarbonato de sódio, cristais de soda, sabão negro, sabão de marselha, limão, etc. São produtos naturais -e batatos! – com propriedades fantasticas, que têm sido os meus melhores amigos no que diz respeito à limpeza da casa! Assim como os óleos essenciais, que têm propriedades que eu desconhecia completamente mas que estão a revelar-se fenomenais! (Qualquer dia faço um post sobre estas relíquias!) Já fiz desde liquido para a loiça, produto limpeza multi-usos, anti-calcário, detergente para a roupa, etc, e estou super contente! Mantenho a casa limpa com produtos mais baratos e menos poluentes!!

8) “Toalhitas” de pano

20161017_163131

Estas luvas de banho vieram substituir as toalhitas que usava na cozinha para limpar as mãos e a boca aos miudos quando acabavam de comer. De manhã vou buscar uma que permanece na bancada e é usada durante todo o dia para este efeito. À noite vai para o cesto da roupa e pronto! Substituem igualmente as toalhitas ou algodões desmaquilhantes enquanto espero pelos meus “quadradinhos desmaquilhantes” que uma amiga me fez:

received_10209845626845525

9) Bye bye desmaquilhantes caríssimos e poluentes!

20161017_162940

O óleo de coco extra virgem tem propriedades fantástiscas e muito versáteis! Há quem use como pasta de dentes juntando oleos essenciais de menta por exemplo, eu já experimentei como desodorizante (mas tenho de reformular a receita porque me pareceu que ao final de três semanas perdeu eficácia), e uso como desmaquilhante/creme de noite. Não arde nos olhos, deixa a pele super macia! Apenas ponho uma quantidade minima na luva de banho, e passo na cara toda. No final passo por agua e seco. Estou fã!

10) Para as senhoras: a diva cup! 

20161015_134840

Depois do nascimento da Eva decidi experimentar o copo menstrual por sugestão de algumas amigas que já usavam! Adoro! Já não me vejo voltar para pensos e tampões e afins!! Confortavél, higiénico e ecológico! A meu proxima compra serão os protege-slip lavaveis!

Estas são as estratégias que já estão consolidadas ca em casa, sempre que forem aparecendo outras eu venho contar-vos tudo!

No entanto haverá quem -e com alguma razão – diga que sou uma “falsa ecológica”, simplesmente porque o consumo de carne é o que mais afecta o nosso planeta neste momento. Diminuir o consumo de carne está nos meus objectivos, só ainda não estou preparada para dar esse passo… no entanto aconselho quem puder a ver o documentário “cowspiracy” que elucida muito acerca deste tema controverso… ainda só consegui ver metade, mas o que vi já me deixou a pensar!

 

Assim vai a vida… aos olhos de uma mãe!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *