A minha verdade sobre o quarto filho!

A minha verdade sobre o quarto filho!

Tenho lido alguns textos engraçados sobre as famílias grandes e nomeadamente “as verdades” sobre o terceiro ou quarto filhos, onde entre outras coisas engraçadas um deles dizia qualquer coisa como o primeiro é de vidro e o terceiro de lata, o que acaba por ter o seu quê de verdade pois nós – os pais – tornamo-nos relativamente mais experientes e tranquilos!

No entanto, fico sempre com a sensação de que estes bebés, por serem o número X de uma família maior que o “normal”, são vistos como se fizessem parte de uma “produção em massa” em que ao fim de um tempo já é tudo igual…

Por isso, hoje falo-vos sobre a minha verdade de ter um quarto filho!

Um bebé é sempre uma benção, independentemente do seu posto (ou número) na família… A chegada do bebé é sempre um momento emocionante na família, mesmo que se passe por isso N vezes. O que muda é a efusão com que é recebido, visto que cada um tem um clube de admiradores maior que o anterior!

Cada bebé é um ser único e especial, e não é por ser o terceiro, quarto ou quinto, que isso tem menos valor ou importância.

Cada bebé é um individuo com as suas necessidades e características, e precisa tanto de respostas adequadas como o primeiro ou o segundo bebés.

Cada bebé vem integrar uma família já estruturada, mexer com ela, baralhar essa estrutura para que os papeis de cada um sejam novamente definidos de acordo com o novo estatuto da família.

Cada bebé exige de nós o mesmo grau de dedicação que o(s) anterior(es), mas com um maior jogo de cintura para se conseguir chegar a todo o lado, e ainda assim as vezes não se consegue!

Cada bebé é uma revolução na vida do casal. Cada bebé é uma prova de fogo à solidez das relações e à sanidade mental dos pais.

Um bebé nascido no seio de uma família numerosa não é “apenas mais um”… é um elemento da família, com todos os seu direitos, deveres, loucuras e maravilhas!

Assim vai a vida… aos olhos de uma mãe de família numerosa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *