Vapores para aliviar a tosse… sim ou não?

Vapores para aliviar a tosse… sim ou não?

Este é mais um assunto controverso no mundo da pediatria.

Sabemos que muitas vezes, há o reflexo de fazer vapores com água ou soro fisiológico quando as crianças estão constipadas ou com tosse. No entanto esta prática tanto pode ajudar como prejudicar, e a sua utilização vai depender da situação em si e deve ser feita unicamente com o acordo do médico que acompanha a criança.

Mas afinal quais são as vantagens?

Ao fazer vapores na casa de banho, por exemplo durante o banho, isto vai humidificar as vias respiratórias e pode de facto ajudar a acalmar os sintomas e o desconforto da crianças.

A outra opção é fazer os vapores com uma máquina de aerossóis, ou com um tacho com água a ferver (técnica que ainda é muito utilizada, embora seja perigosa pelo risco real de queimadura que existe). Neste caso, para além de humidificar intensamente as vias aéreas, isto vai ainda fluidificar directamente as secreções, o que vai facilitar a sua expulsão caso a criança tenha mecanismos que lho permitam, como uma tosse eficaz.

Então e os riscos desta técnica?

Se em crianças mais velhas, e em determinadas situações esta técnica pode ser extremamente benéfica, existem outras situações, por exemplo quando estamos perante bebés pequenos, em que o facto de não haver um mecanismo eficaz para expulsar as secreções, faz com que o pulmão fique “encharcado” e os sintomas piorem.

Então, o que devo fazer?

É essencial ter a indicação do médico para fazer vapores directos, só ele saberá se há vantagem perante a situação em questão, ou se pelo contrário irá ser mais prejudicial do que vantajoso para a criança.

Evite assim fazer vapores directos de forma indiscriminada, e prefira os vapores do banho para humidificar as vias respiratórias.

Existem diferentes tipos de tosse, mais irritativa, mais produtiva, alérgica, espástica, aguda ou crónica.

No próximo workshop online do programa “MãEnfermeira” vamos falar sobre vários temas interessantes, incluindo a tosse: O que é, porque é mais intensa à noite, quando devemos consultar um médico, etc!

Todo o programa do workshop, informações e inscrições aqui neste link:

https://maemulher.pt/maenfermeira-tosse-constipacao-e-gastros/