Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O que é uma bolha de leite? Quando amamentar dói – Parte II

By

Como já falei no artigo anterior, amamentar não deve doer, mas acontece com frequência.

Há certas situações que podem levar a que de facto a amamentação seja dolorosa, quase todas relacionadas com um problema “mecânico”, uma má pega do bebé à mama, que pode ser originada por vários motivos. Uma dessas situações são as chamadas “bolhas de leite”.

O que é uma bolha de leite?

A bolha de leite pode ter o aspecto de um pequeno ponto branco no mamilo ou, em alguns casos, pode ter mesmo o aspecto de uma bolha.l, e é extremamente doloroso.

Porque acontece?

A aparição de bolhas de leite está sempre relacionada com um problema mecânico (má pega, freio da língua curto, etc). Pode estar directamente relacionada com uma obstrução nos ductos mamários, mas a presença de uma bolha de leite não implica necessariamente esta condição. Se não há sintomas como vermelhidão, dor e/ou presença de um durão numa região da mama, não há argumentos que nos levem a pensar numa obstrução.

O que fazer?

O ideal é consultar um profissional com experiência no apoio à amamentação e confirmar que se trata de uma bolha de leite. Confirmando-se que é de facto uma bolha de leite há duas intervenções importantes: tratar a bolha e perceber a sua origem para poder intervir de forma adequada no problema actual e evitar o seu reaparecimento.

Como tratar a bolha de leite?

Comece por tomar um banho bem quente. No final esfregue bem o mamilo com a toalha e tente perceber se a bolha/ponto rebentou. Caso este procedimento não funcione, e a bolha seja muito dolorosa pode ser necessário furar com uma agulha. O ideal seria adquirir uma agulha fina numa farmácia e tentar então furar a bolha. Por norma sente-se um alívio imediato, no entanto caso não se resolva o problema que causou a bolha, as dores continuarão e a bolha provavelmente voltará.

Como prevenir?

O ideal será contactar um profissional com experiência, como enfermeiros ou médicos com formação nesta área, uma conselheira em aleitamento materno, uma assessora em lactação, etc.

Uma consulta de apoio à amamentação irá servir para avaliar os vários factores: sinais de ducto entupido, sinais de má pega, mau posicionamento, freio da língua, etc. Após perceber de onde vem o problema, o profissional irá sugerir estratégias para o melhorar, e idealmente resolver.

No fundo, a bolha de leite é uma consequência do problema central, e não a causa do desconforto!

Porque amamentar pode doer sim, e isso não é normal, mas é muito comum!

You may also like

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
error: Content is protected !!
Don`t copy text!