Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O arroto no recém-nascido!

By

O arroto do recém-nascido é muitas vezes um enorme quebra cabeças para mães e cuidadores. Isto porque fazer arrotar o bebé parece muitas vezes uma missão impossível.

Então, mas afinal, é mesmo imprescindível fazer com que bebé arrote?

Não. O arroto apenas serve para que o bebé expulse ar que engoliu durante a mamada, reduzindo o seu desconforto.

Não arrotar não é perigoso nem reduz a incidência de cólicas!

Não há na literatura nada que indique o arroto como obrigatório ou de extrema importância, nenhuma das entidades oficiais tem qualquer recomendação sobre este assunto.

Além disso, um estudo publicado em 2015 indica que não houve variação na incidência de cólica em bebés que arrotavam vs bebés que não arrotavam.

Posto isto, podemos e devemos tentar pôr o bebé a arrotar. Se ele engoliu ar é importante que esse ar possa sair do ponto de vista do conforto do bebé.

Mas, nem todos os bebés engolem ar quando mamam ou bebem o biberão.

No final da mamada, devemos colocar o bebé numa posição que facilite a saída do ar (o arroto). Por exemplo, numa posição mais vertical encostado ao nosso ombro. Depois, podemos dar pancadinhas suaves nas costas do bebé com a nossa mão em concha.

Se ao final de 5 minutos o bebé não arrotar, ou se o bebé começar a chorar por estar desconfortável nessa posição, deixamos o arroto para depois. Não há problema nenhum!

O facto de se insistir no arroto mesmo com o bebé a chorar, porque há a ideia que “tem de ser!”,  faz com que o bebé possa engolir mais ar ainda.

Na verdade, o choro do bebé é a principal causa de entrada de ar no estômago!

A posição vertical após a refeição ajuda bastante o bebé que sofre de refluxo fisiológico ou doença do refluxo gastroesofágico, mas não determina se o bebé vai arrotar ou não.

Se o bebé não arrotar, podemos deitá-lo sem qualquer risco ou problema! E se pouco depois ele começar a ficar agitado, podemos pegar-lhe novamente e quase de certeza que sai um belo arroto!

Podemos então concluir que não há nenhuma recomendação oficial, guideline ou estudo que indique que é imperativo que o bebé arrote. É antes uma questão mais de cultura popular.

O bebé não vai sufocar se for dormir sem arrotar.  A mãe que amamenta deitada não tem obrigatoriamente que se levantar após a mamada para fazer o bebé arrotar.

Como em muitas outras situações, também aqui o essencial é observar o seu bebé:

Está confortável? Óptimo!

Está agitado? Pode ter ar no estômago a incomodar, e aí vale a pena tentar pôr a arrotar!

Vê aqui as datas dos próximos workshops e palestras sobre o recém-nascido!!  

You may also like

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
error: Content is protected !!
Don`t copy text!