Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O meu bebé está amarelo!

By

É comum as mães ficarem preocupadas quando percebem que o seu recém-nascido começa a ficar com uma cor amarelada.

Na realidade, a icterícia fisiológica do recém-nascido afecta cerca de 50% dos bebés de termo e 80% dos bebés prematuros.

Porque fica o bebé com uma cor amarela?

A destruição dos glóbulos vermelhos fetais é um processo normal após o nascimento, e dá origem à bilirrubina. Este pigmento quando está em excesso na corrente sanguínea dá uma coloração amarelada à pele. 

Na verdade, a rapidez da destruição dos glóbulos vermelhos em conjunto com a imaturidade do fígado fazem com que muitas vezes este pigmento se torne excessivo na circulação sanguínea do bebé. 

É perigoso?

A icterícia fisiológica é uma condição benigna e sem perigo na maioria dos casos, e ocorre devido ao mecanismo de destruição dos glóbulos vermelhos fetais.

No entanto, quando a bilirrubina em circulação ultrapassa certos valores, pode tornar-se perigosa e provocar danos principalmente a nível neurológico. 

Nestas situações, e muito antes de se atingir níveis realmente perigosos, o bebé é submetido a fototerapia.

A fototerapia, é uma luz azul que vai ajudar a eliminar a bilirrubina em excesso e repor o equilíbrio neste processo! 

O bebé pode e deve continuar a ser amamentado normalmente, embora haja necessidade de controlar de forma mais rígida a sua ingestão de leite.

Assim, é muitas vezes proposta introdução de suplemento de forma transitória. Isto, até que a mãe tenha a subida de leite e possa assegurar uma hidratação correcta do bebé sujeito a fototerapia. 

No entanto, há situações de icterícia do recém-nascido que não fazem parte de um processo fisiológico, como por exemplo no caso da incompatibilidade sanguínea mãe-bebé.

Nesses casos a situação é mais complexa e com outras preocupações. 

No caso da icterícia fisiológica, quando começa a ser preocupante? 

Quando a cor amarelada é predominantemente nos olhos, na cara e na barriga, por norma os valores serão ainda normais.

No entanto, quando a cor amarelada se estende aos braços e às pernas, é importante que seja feito um teste simples para despiste de valores mais elevados. 

No workshop sobre o recém-nascido falo de forma mais detalhada sobre todo este processo. Aqui vais saber ao certo como tudo acontece, e que estratégias que podemos colocar em prática para ajudar na prevenção.

Se este é um tema que te interessa, sabe mais aqui!! 

*Nota: este artigo é meramente informativo. Em caso de dúvida, um recém-nascido deve sempre ser avaliado presencialmente por um profissional de saúde. 

aqui as datas das próximas masterclass e workshops!

You may also like

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
error: Content is protected !!
Don`t copy text!