Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Quando pode o recém-nascido sair à rua?!

By

Esta é uma dúvida muito frequente, tanto de verão como de inverno: afinal, quando pode o bebé sair à rua?

É comum a mãe achar que o bebé deve ficar resguardado em casa nas primeiras semanas.

Isto não deixa de ter uma ponta de verdade: um recém-nascido é sensível e o seu sistema imunitário bastante imaturo. No entanto, a mãe não tem de viver como uma eremita!

Se pensarmos apenas no bebé, este tem em casa tudo aquilo que necessita para se desenvolver saudável e tranquilo nas primeiras semanas/meses. Mas, é importante para a mãe poder sair de casa, apanhar ar, ver outras pessoas.

Os primeiros 3 meses de vida de um bebé são extremamente exigentes, é por isso saudável que a mãe possa sentir-se livre para sair de casa com o seu bebé.

O bebé não precisa sair de casa, mas pode! Não tem um período em que necessita ficar de “quarentena”, isolado do mundo. Se a mãe precisar de sair, seja por necessidade, seja para simplesmente “apanhar ar”, o bebé pode sair, sim.

Até porque quando a mãe tem mais filhos e fica sozinha com todos logo após o regresso ao trabalho do pai, necessita encontrar um equilíbrio, e muitas vezes ir com as crianças ao parque é uma óptima forma de o conseguir! Os mais velhos brincam, a mãe cuida do bebé e todos ficam mais animados!

Arrisco até dizer, que é mais saudável para o bebé ir ao jardim com a mãe e os irmãos, do que receber demasiadas visitas em casa…

Então, a partir de quando o bebé pode sair?

Na primeira semana seria importante que mãe e bebé pudessem ficar mais resguardados. Mas, a partir do momento em que sai da maternidade, se essa for a vontade/necessidade da mãe, o bebé pode sair.

No entanto, há alguns cuidados a ter:

  • Evitar locais fechados e com muita gente (como centros comerciais ou restaurantes), especialmente em período de inverno ou de epidemias;
  • Preferir jardins e actividades ao ar livre;
  • Evitar as horas de maior calor, no verão privilegiar o inicio da manhã ou o final do dia;
  • Evitar que pessoas estranhas mexam no bebé (sim, às vezes é difícil impedir, mas é mesmo importante!);
  • Evitar exposição ao sol ou ao frio intenso.

Se a mãe for adepta de babywearing, esta é a forma que deve privilegiar para os passeios, além de deixar o bebé mais calmo e relaxado por estar em contacto com a mãe, está também mais protegido – nomeadamente de pessoas curiosas .

Portanto, mais uma vez, deve reinar o equilíbrio e o bom senso. Não há “proibidos” nem “período de quarentena”, mas no que diz respeito a um recém-nascido tudo deve ser gerido com cuidados redobrados!

Para saberes as datas dos próximos workshops relacionados com o recém-nascido, espreita aqui!

You may also like

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
error: Content is protected !!
Don`t copy text!