Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Usar termos positivos ajuda a valorizar as características positivas do bebé!

By

Falemos de estratégias…

Vamos começar por aquela que é, para mim, a primeira estratégia a implementar quando temos bebés de necessidades intensas:

Usar termos positivos ajuda-nos a encarar a situação de forma mais leve e a valorizar mais as características positivas do bebé! 

Por exemplo, saber (e dizer) que é um bebé de necessidades intensas em vez de dizer que é um bebé manhoso, mal habituado ou caprichoso coloca o ênfase nas necessidades do bebé e não na ideia de que os bebés nos manipulam… 

Os bebés de necessidades intensas têm imensas características positivas! Por exemplo, são extremamente curiosos e atentos, mas muitas vezes os pais andam tão focados no quão exigente é o bebé, que as suas qualidades ficam para segundo plano. 

O facto de estarem focados nas dificuldades faz tudo parecer ainda mais difícil.

Na verdade é um ciclo emocional vicioso: o bebé é exigente, a mãe tem dificuldade de lidar com essa exigência e foca no negativo (ele suga-me a energia, ele sufoca-me), o bebé exige ainda mais da mãe já exausta, a mãe vai-se apagando, o ambiente em casa fica tenso. Todos estão em ponto de rebuçado. São uma panela de pressão sem válvula de escape. 

Este bebé sente tudo mais intensamente, o bebé está a comunicar as suas necessidades, o bebé sente-se perdido.

Ao verbalizar e encarar esta situação pondo o foco no que o bebé sente acabam por saber que estão a responder a algo concreto e não simplesmente a deixarem-se invadir por toda aquela exigência. A pressão continua lá, mas a panela de pressão tem uma válvula de escape. 

Isto não vai fazer com o bebé passe a dormir melhor, a ter um padrão mais regular ou a ser menos dependente da presença da mãe/pai.

Mas vai fazer com que os pais saibam claramente porque o fazem e apesar de todo o desgaste, conseguem a viver a situação com mais leveza. 

A tua forma de encarar a situação muda, o teu olhar muda, a tua interação com o teu bebé muda.

You may also like

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
error: Content is protected !!
Don`t copy text!