Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Amamentação como método de alívio da dor em procedimentos médicos

By

A amamentação pode ser um potente aliado em situações de stress para a criança! 


Como enfermeira sempre incentivei o seu uso para certos procedimentos onde era possível recorrer à amamentação para tranquilizar a criança (vacinas, colheita de sangue, colocação de acesso venoso, etc). 

Nos bebés pequenos sabemos que o açucar juntamente com a sucção ajuda a libertar endorfinas que ajudam a mascarar a dor, por isso se recorre à administração de glicose cerca de 3 minutos antes do procedimento, com sucção durante o mesmo.

A amamentação além de ter esta componente de açucar/sucção tem todo um contexto de segurança/proteção/referência para aquele bebé, devendo por isso ser privilegiada sempre que possível. 

Como mãe faço questão de usar e abusar desta ferramenta ! 

Testemunho pessoal: 
No início da semana o Dinis esteve no hospital e foi necessário fazer uma colheita de sangue com colocação de cateter para hidratação. 

Nestas idades (o Dinis tem 2 anos e meio) além da dor junta-se o factor medo que é o predominante. Propus à equipa que eu pudesse amamentar durante o procedimento e a postura das enfermeiras foi impecável! Deitei-me na maca ao lado do Dinis, dei-lhe mama com ele deitado, ele deu o braço, picaram duas vezes sem sucesso, deu o outro braço onde finalmente conseguiram colocar o acesso. O Dinis, que tinha feito uma crise enorme para colocar a pomada anestesiante (sem mama) não se mexeu, só choramingou ligeiramente na última tentativa (que não tinha pomada). 

A amamentação aqui teve um papel fundamental no sentimento de segurança dele.

O factor medo foi praticamente ultrapassado apenas com recurso a isto. À equipa bastou ajudar uma mãe a instalar-se com o filho para que o pudesse amamentar, e puderam realizar o procedimento de forma tranquila. E acreditem, picar uma criança de 2 anos costuma ser um verdadeiro desafio! 

O comentário da enfermeira foi: em toda a minha carreira nunca vi nada assim! 

Claro que durante a espera fui preparando o Dinis para o que se ia passar e isto também é importantíssimo!

Dizer que não vai doer não ajuda, dizer que vai sentir um pequeno pico mas que é importante que não se mexa pois teremos de recomeçar tudo, enfim, explicar as coisas como elas são numa linguagem que eles compreendam! 

Serve este post de sensibilização para que possamos começar a recorrer à amamentação sempre que possível!

Para a criança é óptimo, a mãe fica mais tranquila e a equipa pode trabalhar melhor!

You may also like

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
error: Content is protected !!
Don`t copy text!