Recém-nascidos SÃO bebés de necessidades intensas!
Muitas de vós me têm dito que os vossos bebés (pequenos) parecem ter características de necessidades intensas (high need).
Até aos 3 meses a grande maioria dos bebés têm efectivamente necessidades intensas! Estão assim programados e não é motivo nem para preocupação nem desespero de que será sempre assim!
Por volta dos 3-4 meses, a maioria destes bebés começam pouco a pouco a ser menos exigentes, a ter um padrão, a aceitar rotinas.
Mas até lá são completamente dependentes do contacto físico e da presença da mãe/pai.
Têm o choro de final de dia que muitas vezes leva os pais ao desespero e é atribuído às cólicas (desconforto abdominal) quando muitas vezes é simplesmente choro de descarga/reacção ao stress.
Nós, adultos, não poderemos jamais imaginar o quão stressante é nascer, chegar a um mundo cheio de estímulos (e pessoas) que não conhecemos e ainda quererem que possamos ser autónomos no sono dormindo horas e horas sozinhos com um sentimento de completa vulnerabilidade.
O bebé recém-nascido está programado para estar em contacto permanente com a mãe/pai/cuidador. A nossa sociedade é que não nos prepara para isso…
Se tens um bebé pequeno que realmente chora muito, que « tem muitas cólicas », que os profissionais te dizem que é mesmo assim sem darem muitas estratégias, se te sentes desarmada ou se achar que estás a fazer algo errado, fala comigo, a consulta cólicas e choro do bebé pode trazer-te uma lufada de ar fresco!