Tu não precisas controlar tudo, precisas desfrutar!
Enquanto adultos, a maioria de nós está programado para “controlar”. Esta necessidade de controlo estende-se às várias vertentes da nossa vida, e a maternidade não é exceção.
Parece que não é bonito dizer socialmente que o bebé é demasiado exigente, que não dorme sozinho ou que não faz sestas de 3h e que consequentemente a mãe pouco ou nada consegue fazer além de cuidar do bebé.
E digo que não é bonito porque a sociedade parece não querer aceitar estas características de alguns bebés. As mães (e pais) ouvem comentários como “estás a exagerar”, “não te sabes organizar” ou “olha que vai ficar mal habituado”.
Isto empurra para a tal necessidade de controlo, a mãe tem de ter tudo controlado: a casa, a relação, as refeições, o bebé e o cuidado consigo mesma.
Mas a verdade é que há bebés assim. Quase todos, nos primeiros meses, e uma parte no(s) primeiro(s) ano. E quando se tem um bebé assim simplesmente não se consegue controlar NADA!
E está tudo bem! Porque na verdade, não precisamos controlar, precisamos DESFRUTAR!
Quanto mais tentas controlar, mais presa ficas à frustração de não o conseguir, e menos disfrutas do teu bebé.
Se te conseguires libertar desse mindset de controlo, ficas livre para acolher e guiar as necessidades do teu bebé de forma intuitiva.
Quando o fazes, conectas-te com o teu bebé e páras de questionar se estás a fazer algo errado.
Tu ganhas, o teu bebé ganha e a vossa relação ganha com isso!