Para todas as mães exaustas…

Para todas as mães exaustas…

Para todas as mães exaustas, que se sentem no limite, que se cobram e se exigem mais do que a conta, que no corrupio do dia-a-dia deixam de estar atentas às suas próprias necessidades e por causa disso acabam muitas vezes por sentir que deixaram de existir enquanto pessoa.  

Estas últimas 3 semanas foram muito difíceis. Foram 3 semanas em que o cansaço do último ano se apoderou de mim. Em que fui ao tapete porque durante demasiado tempo exigi demasiado de mim, e vi a história repetir-se apesar dos avisos e da experiência.

Continuo a ter muita dificuldade em aceitar os meus limites. Reconheço-os, mas continuo a ter dificuldades em aceitá-los. 

Queria fazer tudo: trabalhar, cuidar da casa, cuidar dos 5 filhos… chegar a todo o lado numa perfeição que eu sei que não existe mas que às vezes teimo em querer procurar. 

E assim fui andando, forçando, empurrando, desafiando todos os limites. 

Precisei parar. Encontrar estratégias, focar-me. 

Não vou alongar-me nos pormenores, mas vi o meu segundo burnout por um fio. 

As pessoas à minha volta foram fundamentais para eu me conseguir levantar, e a equipa com quem trabalho foi incansável. 

No meio desta fase tão dura, cedi finalmente à tentação de experimentar o uso de óleos essenciais. 

Todas as estratégias foram importantes para eu poder sair dali tão rapidamente, mas sem dúvida que a associação dos óleos teve um impacto gigante ! 

Os óleos não me deram uma noite completa, não fizeram o Manuel dormir melhor ou ficar menos exigente (nem eu os usei com esse intuito!), mas permitiram-me conseguir gerir melhor as minhas próprias emoções. 

O cansaço continua cá, mas a irritabilidade associada, a inércia, a vontade de atirar a toalha ao chão não. 

Estou mais focada, sinto-me com energia apesar do cansaço, e principalmente recuperei o meu bom humor, o prazer em estar com os meus filhos, a vontade de cuidar de mim. 

A experiência que tenho permitiu-me perceber para onde estava a camihnar. Um caminho que conheço e por onde não quero voltar a ir. Assim continuo a minha busca por um equilíbrio que hoje me parece tão real e alcançável, mas que há duas semanas atrás me parecia tão utópico. 

Por tudo isto, decidi agarrar na minha experiência e na minha bagagem, juntar-me a duas profissionais maravilhosas e ajudar outras mães a procurarem também este equilíbrio usando os óleos essenciais como aliados para dar aquele empurrão extra que tantas vezes precisamos! 

Se sentes que também precisas deste empurrão vem daí, vamos ter desafios mensais que nos vão permitir crescer juntas e trabalhar o nosso próprio desenvolvimento pessoal. 

Porque quando estamos bem, isso reflete-se na harmonia familiar!