Sentes-te cansada ou próxima da exaustão parental?
Mãe, pai, é normal que por vezes estejam cansados. Na maioria das vezes isso não significa que estejam cansados de ser mãe/pai.
Mas também pode significar. Uma mãe ou um pai quando estão perto do limite da exaustão, podem efectivamente sentir-se cansados de ser mãe/pai.
Sentir que as exigências da maternidade/paternidade ultrapassam aquilo que podem suportar. Sentir-se asfixiar pelas suas funções parentais.
Se te sentes assim, quero que saibas que não estás sozinha/o.
Isto acontece cada vez mais, dadas as expectativas (muitas vezes irrealistas) que actualmente colocamos na parentalidade e as exigências externas às quais mães e pais têm de fazer face.
Quando isto acontece é importante perceber o que está por detrás destes sentimentos, quais as dificuldades do bebé, da mãe/pai e da família, e a que estratégias podem recorrer para fazer face a essas dificuldades. Se isto não for trabalhado, pode evoluir para o burn-out parental (é um tema que vos vou trazer mais frequentemente dada a sua importância e falta de apoios/recursos).
Mães e pais de bebés intensos para além das expectativas e das exigências externas têm ainda um bebé com dificuldades mais acentuadas e às quais nem sempre conseguem dar resposta, vivendo sempre num grau de exigência de elevada intensidade. Sentem que são frequentemente levados ao limite.
E o limite entre o cansaço e a exaustão parental nem sempre é fácil perceber.
Se sentes que a tua maternidade/paternidade está a ser demasiado exigente, vamos juntas/os tentar perceber o que está por detrás disso e como trabalhar as dificuldades sentidas! Marca já a tua consulta para começarmos a trabalhar nisso !
Posto isto, sentes-te cansada/o ou no limite da exaustão ?